Workshop: Alimentar as Emoções (10 de Fevereiro- Loja Organii)

Imagem

Fala-se da fome emocional e de como as emoções influenciam o comportamento alimentar. No entanto, fala-se pouco da relação inversa. Ou seja, de que modo os alimentos influenciam o funcionamento emocional e intelectual. No próximo dia 10 de fevereiro, das 11h às 13h, vou estar na Organii a falar deste tema.  como a alimentação pode ajudar a melhorar o humor e o rendimento intelectual.

​Numa altura em que, por ano,  se vendem em Portugal cerca de 30 milhões de embalagens de medicamentos psicoativos (ansiolíticos, sedativos, hipnóticos) e mais de 350 mil embalagens de metilfenidato (hiperatividade e défice de atenção), vale a pena refletir sobre a forma como a alimentação pode ajudar a prevenir e/ou atenuar sintomas de depressão, ansiedade, fadiga, falta de atenção, falta de memória, problemas se sono, agitação, bem como a combater e/ou retardar doenças degenerativas.

A prevalência das doenças mentais tem aumentado nos países desenvolvidos com a deterioração da dieta ocidental. Há, consequentemente, uma correlação entre determinadas carências nutricionais e algumas perturbações emocionais. Por exemplo, a falta de ferro e ómega 3 parece aumentar a vulnerabilidade à depressão e à ansiedade. O excesso de açúcar, por sua vez, tende a provocar agitação e falta de concentração.
Neste workshop iremos abordar ambas as direções da relação entre a alimentação e a saúde mental, tentando responder a estas e outras questões?

  • De que forma podemos fazer uma alimentação mais consciente e emocionalmente equilibrada?
  • Como é que o intestino (segundo cérebro) influencia o nosso primeiro cérebro?
  • De que modo a alimentação pode ajudar no funcionamento emocional e intelectual, nomeadamente prevenir e minimizar sintomas de ansiedade e depressão, problemas de memória e concentração, fadiga, e preservar o bom funcionamento do cérebro?
  • Que alimentos podem contribuir para combater a fadiga, a irritabilidade, as alterações do humor, a insónia, promovendo um maior bem-estar psicológico?
  • Que alimentos contribuem para um envelhecimento mais saudável e para a prevenção de doenças degenerativas?

Venha descobrir as respostas neste workshop sem fundamentalismos e terá ainda a oportunidade de degustar um pequeno-almoço antifadiga ou um smoothie relaxante, fáceis de reproduzir em casa.

​Inscreva-se através do email lojaorganii@organii.com

​Workshop: Alimentar as Emoções
Por Alexandra Barros
10 de fevereiro
Horário 11h00 – 13h00
20€ por pessoa


    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Isso é tudo psicológico!

    Quantas vezes não ouvimos isto? Não só da boca dos amigos ou da família, mas frequentemente de muitos profissionais de saúde. “É psicológico!”“São coisas da tua cabeça”“Tens de relaxar”“Não penses…
    Read more

    Dia de São Amor-Próprio

    Valentim, bispo romano, continuou a realizar casamentos contra a ordem do imperador Cláudio II, que acreditava que os jovens solteiros mais facilmente se iriam alistar para formar um poderoso exército.…
    Read more

    Sobre a tirania do pensamento positivo

    ​Passado o natal, permitam-me este título pouco católico para introduzir um tema que talvez possa ser útil agora que se aproxima o balanço do final de ano e a habitual…
    Read more

    Açúcar, Ansiedade e Agitação

    Parece óbvia a necessidade de atentar à alimentação quando estamos perante um problema de saúde (física). Por exemplo, são relativamente bem conhecidas as recomendações alimentares na prevenção e no tratamento…
    Read more

    Aconselhamento, Apoio Psicológico ou Psicoterapia?

    Muitas vezes os termos “acompanhamento/apoio psicológico” e psicoterapia são usados de uma forma muito genérica e nem sempre significam o mesmo. Importa então clarificar. A psicoterapia de apoio, vulgarmente chamada…
    Read more

    Quer saber mais?

    Estamos disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas sobre os serviços e as áreas de intervenção.

    Temos consultas presenciais em Sintra, entre a estação de comboios e o Centro Cultural Olga Cadaval, bem como atendimento online.

    Contamos ainda com parceiros para atendimentos online e presenciais noutras zonas do país.

    Contacte-nos para receber informações detalhadas.
    Rua Sara Maria Soares
    da Silva, nº 4 - 1ºesq.
    2710-589 Sintra

    Atendimento Presencial e Online
    91 609 54 98