Sobre Alexandra Barros

Aos 15 anos decidi que queria ser psicóloga, mesmo não sabendo bem o que fazia um psicólogo, mas sabia que queria ajudar crianças desprotegidas. Comecei o curso em 1997 e terminei em 2002, com estágio académico e tese final no âmbito do autismo, a minha primeira grande paixão.

"Não pensem que serão psicólogos no final destes 5 anos. O diploma é a autorização para começarem a estudar". Apesar do choque inicial, reconheço hoje que foi uma das maiores verdades que ouvi sobre a nossa profissão e que abriu caminho a um forte investimento na formação continua especializada.

Entre 2003 e 2006, fiz estágio pós-curricular em contexto hospitalar e participei num projeto de investigação no âmbito do autismo. Entre 2005 e 2013 trabalhei no contexto das necessidades educativas especiais, mas as barreiras pedagógicas, sociais, económicas e burocráticas a uma escola verdadeiramente inclusiva venceram a minha resiliência, levando-me a decidir, dedicar-me apenas à clínica privada.

Iniciei prática privada em 2003, com supervisão de orientação psicanalítica, que foi sempre a base da minha intervenção, apesar de só em 2015 ter decidido formalizar a minha formação especializada em psicoterapia psicanalítica, um percurso que, na verdade, nunca acaba. Acho redutora uma só visão psicoterapêutica, e não me faz sentido separar corpo e mente, psicológico e fisiológico. Passei antes por abordagens consideradas incompatíveis com a psicanálise, com três pós-graduações em neuropsicologia e especialização em EMDR de adultos e crianças, que não exerço pois não me identifico com esta última abordagem.

Fiz formações menos especializadas em hipnose clínica e em psicodrama. A nível de psicoterapia pessoal, fiz psicanálise e análise bioenergética.

Sou psicoterapeuta psicanalítica, mas danço com outras perspetivas e técnicas. Há quem diga que não é psicanálise. Diria Coimbra de Matos que os psicoterapeutas não devem ser ovelhas e que a psicanálise não deve ser um dogma.

Durante quase uma década praticamente só trabalhei com crianças e adolescentes, e no âmbito do bebé e da parentalidade. Nunca me imaginei a trabalhar com adultos, mas nunca me fez sentido fazer clínica infantil sem um trabalho de proximidade com os pais. E foi nesta escuta que me fui apaixonando também pela psicoterapia com adultos, que é atualmente o principal foco da minha prática.

Curriculum Vitae

Alexandra Barros dedica-se atualmente em exclusivo à prática clínica em consultório, mas teve uma prática consolidada em contexto hospitalar e escolar, somando mais de duas décadas de experiência.

Para além da prática clínica, da participação em congressos e da presença nos meios de comunicação, tem uma atividade expressiva nas redes sociais, levando a saúde mental para fora das quatro paredes do consultório.
  • 2021: Aprimoramento em Transtornos Alimentares para Médicos e Psicólogos (Módulo 1, online), pelo AMBULIM- IPQ
  • 2015-2019: Especialização em Psicoterapia Psicanalítica, na Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica (APPPP)
  • 2014: Formação em Hipnose Clínica (nível 1), no LCCH International (Porto)
  • 2011-2012: Formação em EMDR Adultos (níveis 1 e 2) e EMDR Infantil, na Oficina de Psicologia
  • 2011-2012: Pós-Graduação em Avaliação e Reabilitação Psiquiátrica, no CRIAP
  • 2010-2011: Pós-Graduação em Neuropsicologia Pediátrica, no CRIAP
  • 2009-2010: Pós-Graduação em Neuropsicologia Clínica, no CRIAP
  • 2005: Formação em Touchpoints e em Avaliação Neurocomportalmental do Bebé, no Centro Brazelton Gomes-Pedro.
  • 2003-2006: Curso de Especialização em Psicoterapia, na Clínica Contemporânea
  • 1997-2002: Licenciatura em Psicologia Clínica, no ISPA- Instituto Superior de Psicologia Aplicada (atual Instituto Universitário)
  • Desde 2024: Consultório Privado em Sintra
  • 2015-2024: Consultório Privado em Lisboa
  • 2010-2021: Psicronos
  • 2003-2018: Gabinete de Intervenção Psicoterapêutica de Telheiras
  • 2005-2013: Centro de Recursos para a Inclusão da CERCI-Lisboa
  • 2003-2006: Unidade de Saúde Mental Infantil e Juvenil e Unidade de Cuidados Especiais do Recém-Nascido do Hospital de Santa Maria (estágio pós-curricular)
  • 2003-2006: Investigação ISPA/Zoomarine, coordenada pelo Prof. Doutor Emílio Salgueiro, sobre o impacto da interação com golfinhos no autismo
  • 2001-2002: APPDA- Associação Portuguesa das Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (estágio académico)

Reflexões sobre Psicologia

Aqui serão partilhados conteúdos que abordam temas essenciais da prática clínica, que promovem o pensamento crítico e proporcionam uma compreensão mais profunda sobre saúde mental.

Imprensa

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